Cerca de aproximadamente 10% dos pacientes com hipotireoidismo em tratamento convencional mantêm algumas das queixas como cansaço excessivo, sonolência, indisposição, queda de cabelo, unha fraca, inchaço e etc, mesmo apresentando taxas hormonais adequadas no sangue o que é atualmente um grande desafio para nós endocrinologistas.
Considerando que a queixa existe e que o hormônio ativo principal é o T3 e não o T4, faz sentido pensar que o tratamento combinado de T4 + T3 seja uma opção.
Alguns estudos já avaliaram a eficácia do tratamento combinado porém os resultados são controversos. Alguns trabalhos demonstram a existências de alterações genéticas implicadas no metabolismo periférico de conversão do T4 em T3, oque poderia explicar a sintomatologia em alguns pacientes tratados apenas com T4.
Entretanto mais estudos ainda são necessários para chegarmos a uma conclusão definitiva.
No momento além de não termos certeza do benefício do T3, um grande empecilho que encontramos é o fato de que não existem formulações prontas do hormônio sendo necessário manipular. Isso pode representar um risco visto que as doses necessárias de T3 são muito pequenas ( microgramas) e um erro na dosagem pode levar a uma complicação grave como arritmia por exemplo.
Se você tem hipotireoidismo e mesmo em uso de levotiroxina continua tendo sintomas, procure um médico especialista que ele certamente poderá te auxiliar!