Você está visualizando atualmente Câncer de mama aumenta o risco de câncer de tireoide?

Câncer de mama aumenta o risco de câncer de tireoide?

Neste mês de outubro, que é tão especial para nós, mulheres, vamos falar sobre um assunto importante: a relação entre o câncer de mama e o câncer de tireoide.

Alguns trabalhos, entre eles revisão sistemática e metanalises, mostraram que pacientes com câncer de mama apresentam maior risco de desenvolver câncer de tireoide, principalmente nos primeiros anos após o tratamento. E aquelas que tiveram tumor maligno na tireoide também apresentam maior risco de desenvolver câncer de mama.

Esta relação bidirecional sugere uma causa comum, no entanto ainda desconhecemos a explicação para essa associação. As explicações para essas associações incluem viés de detecção, fatores de risco hormonais compartilhados, efeito do tratamento e suscetibilidade genética.

O que é importante é que devemos ficar atentos a essa associação. Embora não haja uma recomendação formal, sugere-se que seja realizado um rastreamento precoce para câncer de mama em pacientes com doenças da tireoide, assim como ultrassonografia de tireoide entre os exames de seguimento de pacientes que tiveram câncer de mama, com maior vigilância nos primeiros anos após o tratamento.

E aqui vai um lembrete importante: não se esqueça de fazer sua mamografia! O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença. Cuide-se e incentive outras mulheres ao seu redor a fazerem o mesmo.

Deixe um comentário