A relação esta no fato da nossa castanha ser campeã em um mineral que é extremamente importante para glândula tireoide- o selênio !
O selênio está presente em outros alimentos, como a carne, o feijão e os frutos do mar, mas no Brasil, nenhum outro é melhor que a castanha.
O selênio em sua forma de selenocisteína é o componente principal das enzimas desiodases do tipo 1, responsáveis pela conversão de T4 (pró-hormônio) em T3 (forma ativa). Nesse sentido, a deficiência nutricional de selênio resulta em mudanças significativas nas atividades das desiodades, comprometendo a ação dos hormônios tireoidianos.
Além disso, o selênio também possui o importante papel na proteção da tireoide, pois é cofator da glutationa peroxidase (enzima com ação antioxidante), evitando danos oxidativos aos tireócitos. Apesar de ainda faltar dados concretos na literatura, acredita-se que a deficiência de selênio possa levar a quadros de hipotireoidismo.
E vc tem ideia de quanto precisa comer?
É inacreditável mas 2 castanhas já são suficientes para suprir a nossa necessidade! Então… que tal inclui-las na sua alimentação?