No momento, você está visualizando Comecei a tratar meu hipertiroidismo com metimazol. Tive alergia! E agora?

Comecei a tratar meu hipertiroidismo com metimazol. Tive alergia! E agora?

Os medicamentos antitireoidianos tanto metimazol (Tapazol), quanto propiltiouracil, podem ocasionar efeitos colaterais. Felizmente a maioria destes efeitos são menores (prurido, erupção cutânea, urticária, dor nas articulações e inchaço, febre, alterações no paladar, náuseas e vômitos) e podem acometer cerca de 15% dos pacientes.

Se algum efeito colateral acontecer com uma das medicações, a interrupção imediata deve ser feita e mudança para a outra droga pode ser útil.

Entretanto, cerca de metade das pessoas que têm efeitos secundários com uma das drogas acaba tendo efeitos semelhantes com a outra. Assim sendo, para estes casos, deve-se considerar um tratamento definitivo com iodo radioativo ou cirurgia.

Mas vale lembrar que antes de qualquer um destes tratamentos definitivos é importante que o paciente esteja o mais compensado possível do hipertiroidismo para reduzir os eventuais riscos destes procedimentos.

Caso o paciente apresente hipertiroidismo mais agressivo e esteja descompensado, medicações como colestiramina, corticoide, iodeto de potássio, beta-bloqueador e lítio podem ajudar a estabilizar o quadro. Em último caso, o uso de plasmaférese, para pacientes muito descompensados que não respondem às terapias acima descritas, tem sido descrito com melhora do quadro clínico e laboratorial.

Deixe um comentário