As crianças correm um risco maior do que os adultos de desenvolver câncer após serem expostas à radiação ionizante por estarem em processo de desenvolvimento, apresentarem menor superfície corporal e longa expectativa de vida. Além disso, a glândula tireóide, principalmente se em fase de desenvolvimento esta particularmente suscetível à radiação.
Com base no conhecimento adquirido a partir de estudos de exposição acidental e terapêutica à radiação, tem havido muita preocupação em relação a utilização de radiação como em exames de tomografia computadorizada (TC) e raios-X, devido ao número cada vez maior de pacientes que são rotineiramente expostos a estes exames.
Foi relatado que nos últimos 30 anos, as doses médias de radiação a que os americanos estão expostos simplesmente dobraram. E a grande preocupação é que entre todos os tipos de radiação médica, a TC tem sido reconhecida como a maior contribuinte para este aumento.
Obviamente que o risco de desenvolver câncer decorre de uma radiação muito elevada e o risco de algumas “chapas” ao longa da vida causarem isso tudo é muitíssimo pequeno. Entretanto, a radiação de um exame de tomografia é bem maior.
Só para se ter uma idéia, uma simples tomografia equivale a umas 600 chapas!!!
Assim, é preciso cautela!
Essa postagem não é para causar alarde e nem temor , ele tem apenas a finalidade de orientar e gerar uma reflexão.
Exames são muitas vezes necessários, e podem ajudar muito no diagnóstico. Entretanto, devem ser realizados quando realmente há indicação para tal!!!
Fonte: Kutanzi KR, et al. Int J Environ Res Public Health. 2016 Nov; 13(11): 1057.
doi: 10.3390/ijerph13111057