Pesquisas sobre câncer de tireoide estão em desenvolvimento em diversos centros médicos no mundo inteiro, promovendo grandes avanços sobre o que causa a doença, como evitá-la e como aprimorar o tratamento.
Nos últimos anos, descobriu-se uma nova modalidade terapêutica para diversos tipos de cânceres: a terapia-alvo. A terapia alvo (ou terapia direcionada) consiste no uso de drogas que atacam especificamente as células cancerosas, visando genes e proteínas específicas. Dessa forma, provocam poucos danos às células saudáveis.
Os alvos, no caso, são genes e/ou proteínas específicos do tumor, assim como células que contribuem para o seu desenvolvimento. Isso inclui, por exemplo, as células dos vasos sanguíneos.
Hoje, pacientes diagnosticados com câncer diferenciado avançado refratário ao iodo ou carcinoma medular de tireoide avançado podem dispor dessa alternativa terapêutica. A indicação para realizá-la fica a cargo do médico especialista, seja endocrinologista ou oncologista, com base no quadro clínico de cada paciente. Esse é, aliás, o diferencial da oncologia de precisão!