No consultório é comum ouvir os pacientes perguntando…“ mas todo câncer de tireoide é igual??? “
A resposta é Não
Existem diferentes Tipos de câncer de tireoide:
** Câncer de tireoide diferenciado: se desenvolvem a partir das células foliculares da tireoide. Dentro deste grupo podemos encontrar alguns 2 tipos de tumores com suas respectivas variantes
- Carcinoma papilífero corresponde a 80% dos cânceres de tireoide sendo o tipo mais comum . Atinge mais as mulheres que os homens ( 2x mais) sendo mais frequente na faixa etária de 30 a 50 anos. Se espalha com maior frequência para os linfonodos cervicais podendo em alguns casos acometer outros órgãos como pulmão, osssos por exemplo
- Carcinoma folicular: menos comum do que o carcinoma papilífero, correspondendo a 10% dos cânceres de tireoide. Raramente se espalha para os linfonodos. Pulmão e osso são os locais de metástases mais frequentes. Afeta as mulheres duas vezes frequentemente que os homens e a idade do paciente típico é de 40 a 60 anos.
- Carcinoma de células de Hürthle. Esse tipo é também conhecido como carcinoma de células oxífilas. É responsável por cerca de 3% dos cânceres da tireoide.
** Carcinoma medular de tireoide: representa 4% dos cânceres da tireoide, e se desenvolve a partir das células C da glândula. Ele pode ser esporádico ou familiar. Neste caso, ocorre repetidamente em membros de uma mesma família e requer uma avaliação cuidadosa para determinar se outros membros da família estão em risco.
** Câncer de tireoide anaplásico (Indiferenciado) – O carcinoma anaplásico ou indiferenciado é uma forma rara de câncer de tireoide, correspondendo apenas a 2% de todos os cânceres da glândula e sendo o tipo mais agressivo. Afeta mais homens do que mulheres e, em sua maioria, pessoas com mais de 65 anos. É muito raro em pacientes jovens.
Na dúvida, procure sempre um especialista!