Você está visualizando atualmente Testes moleculares para nódulos de tireoide. Qual a sua importância ?

Testes moleculares para nódulos de tireoide. Qual a sua importância ?

Você sabe qual a importância dos testes moleculares no contexto dos nódulos de tireoide?

Os testes moleculares podem ser usados para DIAGNÓSTICO , na avaliação de nódulos de tireoide com citologia indeterminada. Neste caso, quando bem indicados, permitem que o risco de malignidade das lesões nodulares sejam redefinidos reduzindo o número de cirurgias desnecessárias.

Podem ser usados ainda com fins prognósticos, com o objetivo de auxiliar na definição do tratamento (cirurgia ) a ser proposto e também para fins terapêuticos, para pacientes com carcinoma de tireoide refratários ao iodo, com doença em progressão e que têm indicação de terapia sistêmica.

Neste último caso, a identificação de alguns tipos específicos de mutações podem permitir o uso de terapias alvo tais como Dabrafenibe e trametinib, medicações já aprovadas pela Anvisa que podem ser usados para tratamento de carcinoma anaplásico de tireoide localmente avançado ou metastático com mutação BRAF V600E.

Os testes moleculares disponível no Brasil para fins diagnóstico e prognóstico são o Thyroseq e Mir-thype e para fins terapêuticos, painéis como o FoundationOne por exemplo.

Deixe um comentário