Cerca de 30% das pessoas com hipotireoidismo enfrentam dificuldades em controlar os níveis de hormônios TSH e T4 livre. E a solução pode estar nas informações que você compartilha durante a consulta!
Eu fiz aqui um check list de tudo que você tem que lembrar de contar para o seu médico para ajuda-lo a resolver o seu problema :
- Adesão ao tratamento: Você esquece de tomar a medicação? Quantas vezes por semana?
- Tomada em jejum: Você toma o hormônio apenas com água, em jejum? Espera 30 minutos antes de comer e tomar até um cafezinho?
- Interações com outros medicamentos: Você toma o hormônio da tireoide junto com outros medicamentos, vitaminas ou suplementos?
- Saúde intestinal: Seu intestino está funcionando regularmente? Você teve diarreia ou problemas intestinais recentemente? Você tem alguma doença intestinal como doença do colon irritavel, doença de Crohn, intolerância ao glúten ou a lactose…
- Mudanças de peso: Você ganhou ou perdeu peso? Isso pode afetar a dose do remédio.
- Organização dos medicamentos: Você usa caixinhas organizadoras para seus remédios ou mantem na embalagem original? Isso pode interferir na eficácia do tratamento.
- Novos medicamentos: Recentemente começou a tomar algum novo medicamento, vitamina ou suplemento. Cálcio, ferro, antiácidos, estrogênio são exemplos que podem alterar os hormônios tireoidianos.
Dica: Faça uma lista com todas essas informações e leve para a consulta. Isso ajudará o seu médico a encontrar a melhor solução para você!