Sim!
É muito comum nesta fase o famoso “baby blues”. trata-se de uma instabilidade emocional, passageira , desencadeada por fatores hormonais na mulher que está tentando se reorganizar com a nova rotina.
Esta presente em 50% das mulheres e geralmente começa 3 dias após o parto com sintomas como tristeza, choro fácil, ansiedade, irritabilidade, insônia e alteração de humor.
Entretanto é muito importante que o médico saiba diferenciar os efeitos do “baby blues “ com os sintomas próprios do hipertireoidismo e do hipotireoidismo. E para isso, uma boa conversa, conhecimento e entendimento dos sintomas maternos são fundamentais.
A tireoidite pós-parto acomete cerca de 10% das gestantes sendo 3 vezes mais comuns em pacientes com outras doenças auto-imunes prévias . Ela pode se manifestar através do hipertireoidismo transitório, do hipotireoidismo transitório ou de um ciclo formado por ambas doenças seguidas. E em algumas vezes é importante ser tratada.
A evolução da tireoidite pos parto normalmente é para eutireoidismo, mas algumas mulheres podem evoluir para um hipotireoidismo permanente.
E é justamente por isso que as consultas e acompanhamento médico pos parto são fundamentais nesta fase . Para que nenhum problema materno não passe desapercebido.
Caso você esteja passando por este período e apresente algum destes sintomas, não deixe de falar para seu médico.