No momento, você está visualizando Exame para classificar nódulos de tireoide evita cirurgias desnecessárias

Exame para classificar nódulos de tireoide evita cirurgias desnecessárias

Noticia publicada na uol : “Exame para classificar nódulos de tireoide evita cirurgias desnecessárias “ fala sobre o teste molecular mir- THYpe.

Você já ouviu falar neste exame?

O exame molecular mir-THYpe foi desenvolvido com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP pela start-up brasileira Onkos Diagnósticos Moleculares e está no mercado brasileiro desde 2018.

É indicado para alguns casos específicos de nódulos de tireoide que já foram puncionados e cujo resultado da citologia (resultado da punção do nódulo) foi indeterminado.

O objetivo é tentar evitar cirurgias desnecessárias visto que até 84% dos nódulos indeterminados submetidos a cirurgia são reclassificados como benignos após terem sido operados

O Mir- THYpe que realiza uma análise molecular nas células obtidas da punção da tiroide e avalia a expressão dos micro–RNAs que são pequenas moléculas regulatórias do RNA (ácido ribonucleico).

O resultado é obtido através de um algoritmo obtido por um sistema de inteligência artificial que classifica a amostra em positiva ou negativa.

De acordo com os dados publicados, um resultado negativo no Mir-Thype®️ confirma a presença de um nódulo benigno em 96% dos casos, enquanto que um resultado positivo, confirma a presença de um nódulo maligno em 72% dos casos.

Uma das vantagens deste exame é que não há a necessidade de uma nova punção para realizá-lo, pois ele pode ser realizado com o material da lâmina da citologia.

Na dúvida consulte sempre um especialista!

Deixe um comentário