Você está visualizando atualmente Tireoide: mitos e verdades

Tireoide: mitos e verdades

Muitas pessoas chegam no consultório com alguns conceitos falsos sobre as patologias da glândula tireoide. Hoje é dia de esclarecermos de uma vez o que é verdade e o que é mito sobre esta glândula.

A tireoide fica na base da região anterior do pescoço e produz hormônios essenciais para todas as fases da nossa vida desde a formação dos órgãos fetais (principalmente o cérebro), o crescimento, o desenvolvimento, a fertilidade e a reprodução até a velhice.

Sendo assim vamos analisar juntos algumas afirmações:

Crianças não têm doença da tireoide.
🔴 MITO: As crianças podem ter problemas de tireoide, que podem levá-las a apresentar alterações de crescimento, da puberdade, alterações de humor, sono, apetite e baixo rendimento escolar inclusive. A forma mais grave de hipotireoidismo na infância é o hipotireoidismo congênito que ocorre no recém-nascido. Se não diagnosticado e não tratado, pode causar retardo mental irreversível.

Doenças da tireoide afetam a gravidez.
🟢 VERDADE: tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem afetar a fertilidade e, se não tratados adequadamente, podem se associar a complicações da gestação e a problemas para o feto.

Dá pra saber se tenho distúrbio de funcionamento da tireoide fazendo um exame de sangue.
🟢 VERDADEIRO: os exames fundamentais para diagnóstico de alteração da função tireoidiana são as dosagens do TSH e T4 livre que são feitas no sangue.

O hipotireoidismo é muito comum.
🟢 VERDADEIRO: o hipotireoidismo é uma doença comum que afeta 8% a 12% dos brasileiros, principalmente mulheres e indivíduos mais idosos.

A obesidade pode ser causada pelo hipotireoidismo.
🔴 MITO: o hipotireoidismo não tratado associa-se apenas a um ganho leve de peso que é mais provocado por edema! O que observamos é um pouco de dificuldade de perder peso nos pacientes que apresentam hipotireoidismo descompensado.

Deixe um comentário