O hipotireoidismo é uma doença crônica relativamente fácil de ser controlada com a reposição diária do hormônio levotiroxina.
No entanto, cerca de 1/3 dos pacientes, mesmo tomando a medicação, não conseguem atingir o eutireoidismo. E por que isso acontece?
A principal causa é a falta de adesão! Esquecer de tomar a medicação mesmo que só em alguns dias, impedem o controle adequado.
Além disso, o uso de outras medicações associadas que interferem na absorção da levotiroxina como o carbonato de cálcio, inibidores da bomba de prótons como omeprazol, raloxifeno, ferro, hidróxido de alumínio, sequestrantes de ácidos biliares e bloqueadores de receptores de histamina também é considerado uma causa importante.
Causas patológicos também podem influenciar na absorção tais como gastrite autoimune, infecção por Helicobacter pylori, intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino curto e doença inflamatória intestinal e devem ser investigadas.
Em resumo, se você toma a medicação e seus exames da tireoide não estão controlados… deve haver uma causa e ela deve ser investigada e tratada. Para alguns casos específicos mudar o regime do jejum para outras opções de reposição pode resolver o problema. O importante é que seus exames da tireoide fiquem normais!
Centanni, Benvenga & Sachmechi, 2017; Skelin et al., 2017; Eligar et al., 2016).